WhatsApp no agro: como usar a ferramenta para vender mais

A tecnologia tem feito toda diferença para diversos segmentos, inclusive para o agronegócio. Afinal de contas, a comunicação rápida e eficiente se tornou extremamente importante para o sucesso das vendas. Nesse sentido, o WhatsApp pode ser considerado um dos principais aplicativos para a estratégia de vendas online. Com mais de 90% dos produtores rurais utilizando o aplicativo para se comunicar, e 76% deles realizando negócios por meio da plataforma, é evidente o potencial do WhatsApp para impulsionar vendas e fortalecer relacionamentos no setor, conforme dados do Agrihub.

Para que essa ferramenta realmente impulsione os negócios, é importante saber utilizá-la da maneira correta, aproveitando seus recursos para melhorar o atendimento, automatizar tarefas e aumentar a conversão de vendas.

Neste artigo, falaremos mais sobre esse tema, mostrando como o WhatsApp pode ser um aliado do agronegócio, além de dar algumas dicas de como deixar o processo mais eficiente. Para saber mais, continue a leitura! 

5 dicas de uso do WhatsApp no agro

Se você chegou até aqui é porque tem interesse no uso do WhatsApp no seu negócio. Por isso, acompanhe 5 dias de como utilizar o aplicativo de maneira adequada:

1.Crie um catálogo de produtos

A plataforma WhatsApp Business permite que o usuário cadastre um catálogo com fotos, preços e descrições dos produtos. Esse processo facilita a consulta pelos clientes e profissionaliza a apresentação do seu negócio. 

Mas é muito importante utilizar imagens de alta qualidade, pois elas atraem mais os consumidores e transmitem credibilidade. Além disso, é fundamental incluir descrições detalhadas dos produtos, abrangendo informações como dimensões, especificações técnicas, tamanho do lote, manual de instruções e garantias.

Outro ponto importante é manter os preços atualizados. Evite dúvidas e garanta que o cliente tenha um processo de compra rápido.
Com um catálogo bem estruturado, sua empresa melhora a experiência do cliente e aumenta as chances de conversão.

2. Automatize o atendimento

Os consumidores podem ser fidelizados se seu atendimento for uma experiência agradável e eficiente. Para isso, utilize respostas rápidas e mensagens automáticas ajudam a reduzir o tempo de espera do cliente, tornando o processo mais fluido.

O WhatsApp Business oferece recursos como respostas rápidas, mensagens automáticas de saudação e ausência, além de automações (chatbots) que podem auxiliar nas dúvidas frequentes.

3. Segmente sua audiência

Para segmentar sua audiência, crie grupos de clientes conforme suas necessidades e interesses. Isso permite um atendimento personalizado e chances maiores de conversão.

Nesse caso, procure segmentar os clientes de forma mais estratégica, considerando fatores como porte (pequeno, médio ou grande), região geográfica, potencial de compra, além do perfil de atuação, como produtores, distribuidores, compradores atacadistas e revendas. Esse nível de segmentação auxilia no processo de um marketing mais eficiente e direcionado.

Vale destacar que os conteúdos enviados precisam ser de interesse de cada público-alvo. Aproveite e envie promoções, dicas e novidades do setor.

4. Use o status para marketing

Assim como os stories do Instagram, o status do WhatsApp é uma excelente ferramenta para divulgar novidades, promoções e depoimentos de clientes. Nele, é possível anunciar novos produtos e serviços, com o objetivo de manter seu público atualizado.

Outra dica importante é compartilhar conteúdos educativos sobre o agronegócio de forma abrangente, abordando boas práticas, manejo, nutrição, uso de insumos, otimização da performance de equipamentos e implementos, além de temas voltados tanto para a agricultura quanto para a pecuária. Não se esqueça de sempre incluir um CTA (Call To Action) para incentivar a interação do público.

5. Integre com outras estratégias

Para finalizar, combine o WhatsApp com redes sociais e e-mail marketing para criar uma estratégia omnichannel e fortalecer sua presença digital.

Uma ideia é divulgar seu número do WhatsApp em todas as plataformas. Isso ajuda a facilitar o contato dos clientes a partir de posts e campanhas. Além disso, acompanhe métricas e resultados para entender o impacto da estratégia e otimizá-la.

A importância da conectividade no campo

Como vimos anteriormente, a crescente adoção de tecnologias digitais no agronegócio brasileiro tem transformado a maneira como produtores rurais gerenciam suas operações e se comunicam com o mercado. De acordo com a 8ª Pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), 94% dos produtores possuem smartphones, um aumento significativo em relação aos 61% registrados na pesquisa anterior de 2017.Além disso, 91% dos produtores de animais e 88% dos agricultores têm acesso à internet em suas propriedades, refletindo uma maior oferta de conectividade no meio rural. ​

Essa conectividade ampliada permite que muitos produtores utilizem a internet para se atualizar, acessando a rede diversas vezes por dia. A previsão do tempo e informações relevantes ao setor estão entre os principais conteúdos buscados.

A integração de tecnologias digitais no campo não apenas facilita o acesso à informação, mas também potencializa a eficiência operacional e a competitividade no mercado agrícola. A conectividade no campo é um insumo fundamental para a inovação, permitindo a implementação de soluções que aumentam a produtividade e promovem práticas agrícolas mais sustentáveis.

O WhatsApp é um grande aliado das vendas no agro. Quer mais dicas sobre como utilizá-lo estrategicamente? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das melhores dicas!
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